terça-feira, 21 de outubro de 2014

Ídolos - Rogério Ceni


Creio que Rogério Ceni seja o maior ídolo que um time já teve na história do futebol. Imagine você, não-são-paulino, que ele jogasse, ou melhor, pertencesse à história do seu time.
Talvez alguns se lembrem imediatamente, das "lambanças" ao longo da carreira do goleiro. Modo defensivo = ON.
Oras..., é claro que desdenhar de Rogério é uma bobagem imensa. Eu sinto é orgulho das vezes em que meu time, o Corinthians, se deu bem em cima dele (O meia Danilo me vem à mente. Duas vezes.). Logo, eu o admiro.
No começo, Ceni era reserva de Zetti. Aliás, foi por um longo tempo, 7 anos, mas se manteve concentrado (viu, mulekada) e foi aprimorando fundamentos, inclusive uma arma que o tornaria um M1TO anos mais tarde.
Logo na primeira temporada como titular, passou confiança. Dois anos mais tarde e já era considerado por todos um fora-de-série. Continuou a crescer, a ganhar jogos e colecionar títulos, até virar o M1TO. Em 2005 e 2006 R01 era simplesmente o diferencial em quase todas as partidas do São Paulo. Excelente em baixo das traves (eu prefiro o Marcos), e algo ainda melhor nas cobranças de faltas. E mais: era capitão, líder, exemplo e decisivo, principalmente nos maiores jogos (característica tão pouco valorizada hoje em dia, e que, numa escala menor, tem também o Cássio).  Os anos que antecederam e sucederam este auge também foram de alto nível. Exceção, talvez, ao ano de 2012, devido à uma grave lesão no ombro.
Rogério Ceni é exemplo de seriedade, dedicação e tem o privilégio de ser um profissional que trabalha com o que ama, no clube do coração (por criação ou por gratidão, não importa). E ainda ganha bem...
O M1TO já ganhou tudo em sua carreira e o fez em um só clube. Conquistou também vários recordes, alguns mundiais, e conta inacreditáveis 123 gols marcados, sendo 59 deles em cobranças de faltas.
Agora, o cara parece um vovô mas ainda cumpre um bom papel na elite do futebol profissional, anotando golaços como o de sábado contra o Bahia e se mantendo seguro, por vezes até espetacular, no gol.

Enfim, Rogério Ceni é um grande ídolo e eu como corintiano, preciso reconhecer isso:
- Sejam gratos são-paulinos e parabéns M1TO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário